É uma prática ancestral que busca estabelecer uma linda conexão com o sagrado. Não é uma religião, pois não há dogmas e nem mitologia.

O xamanismo é um conjunto de rituais antigos, que inclui danças sagradas, músicas antigas e uso de substâncias psicoativas encontradas em ervas e plantas de poder e palavras para evocar espíritos de luz.

Conhecimento ancestral

Esta prática é realizada desde primórdios da humanidade, quando não havia distinção entre arte, religião e ciência. Vários povos, cada um à sua maneira, buscavam em elementos da natureza uma conexão com algo superior.

O termo original saman vem justamente do verbo “conhecer” na língua siberiana manchu-tungus, significando “aquele que conhece” ou simplesmente, “feiticeiro”. Em português (ou melhor tupi), o exato equivalente seria “pajé”. Para expandir a consciência, muitos grupos bebem, mastigam ou fumam ervas psicotrópicas. Na Sibéria, toma-se chá do cogumelo Amanita muscaria durante o solstício de inverno. No Brasil, a bebida mais conhecida mais conhecida é a ayahuasca.

Rituais de dança e música

Na província de Hwanghae, na Coreia do Norte, há a tradição da geosangchum, dança de oferenda aos deuses ao som de tambores, flautas e cítaras. No Brasil, principalmente no Nordeste, tribos como os cariris-coxós e os potiguares mantêm o ritual do toré para se ligar aos “encantados”. Ao som de maracas, trombetas e vozes em coro.

Defumação e incenso

Rituais de purificação e limpeza geralmente envolvem defumação de um local ou de uma pessoa, com queima de incenso e/ou de ervas.

Ervas que curam

As plantas são nossas eternas companheiras, pois estão junto de nós de inúmeras formas, desde alimentação até a medicina. Algumas servem para limpar o ambiente e a nós mesmos, outras têm propriedades curativas, outras conhecidas como “plantas mestras”, que tem o poder de expandir nossa consciência nos fazendo acessar nosso inconsciente.

As ervas vem sendo utilizadas desde os tempos ancestrais para o benefício da humanidade. Algumas são capazes de aliviar a dor, facilitar a digestão e fortalecer o sistema imunológico. Outras são utilizadas para afastar energias ruins ou atrair sorte.

Todas as ervas tem um campo vibratório particular e nos beneficiam trazendo esse campo vibratório vegetal para o nosso campo vibratório pessoal. Como por exemplo: os banhos feitos com arruda que são utilizados para limpeza energética, os banhos feitos com alecrim que trazem vitalidade, alegria e clareza mental e os banhos com alfazema ou lavanda que trazem tranquilidade etc.

Também se tem acesso as propriedades energéticas das plantas através do uso de chás, banhos, vaporização, defumação ou mesmo se conectando diretamente a planta.

Plantas de poder

São também muito usadas dentro dos rituais xamânicos. Elas também são chamadas de “plantas mestras”. Essas plantas quando utilizadas de forma correta atuam como expansores de consciência, facilitando o acesso a conteúdos inconscientes ou até mesmo para se conectar com a dimensão espiritual.

São ótimas ferramentas que nos auxiliam na busca do autoconhecimento. Todas as plantas utilizadas no meio xamânico possuem uma medicina e são consideradas sagradas. Na verdade, para o xamanismo, toda forma de vida é sagrada e deve ser honrada.  As plantas de poder mais conhecidas e utilizadas no xamanismo são: O Tabaco; a Chacrona e o Jagube (Ayahuasca); o Peyote  (é um cacto originário da América Central); o Wachuma ou San Pedro (é um cacto originário da região dos Andes e é utilizada para cura e experiências visionárias e adivinhatórias);  a Jurema (também conhecida como Jurema-preta, que é feita com a raiz desta árvore e utilizada tradicionalmente para fins medicinais e em rituais xamânicos).

Santo Daime

Animais de poder

Outro traço comum às diversas tradições xamanicas é trabalhar com “espíritos aliados” tanto de seus ancestrais, quanto de animais selvagens e as ervas e as plantas medicinais. Como já dissemos anteriormente são os chamados animais e plantas de poder, que ajudam a viajar por outras dimensões e a curar males físicos e psicológicos, além de conduzir rituais que propiciem a caça e a fertilidade da natureza.

CURSO COM VAGAS ABERTAS
2° SEMESTRE DE 2021
DÚVIDAS? FALE CONOSCO!

GARANTA A SUA VAGA

GOSTOU DO CONTEÚDO?

COMPARTILHE!

OUTROS ARTIGOS COM O TEMA >>>
Rolar para cima

Mensagem enviada!

Gratidão pela sua mensagem!
Em breve entraremos em contato com muito amor.